A intervenção realizada pelos arquitetos espanhóis de Longo + Roldán permite responder com uma boa solução para um espaço residual que, sem querer, estava ganhando um grande protagonismo no interior de uma pedreira.
Ao invés de construir novos edifícios ou remodelar as cabanas existentes, foi projetada uma estrutura reticular de chapas metálicas que formam uma rede de jardineiras de diferentes profundidades, contendo uma variedade de espécies de plantas. Esta solução não apenas revitaliza o espaço mas também protege o edifícios existentes do sol direto, melhorando suas condições climáticas.
A intervenção está localizada em um complexo industrial de Caleras de San Cucao, em Llanera, uma área industrial dominada pela presença de edifícios conectados ao projeto.
Após construir uma escadaria que comunica os dois níveis da pedreira, uma área até então residual onde estão vários contêineres de obra, destinadas a laboratórios passa a formar parte do novo percurso. Agora estas estruturas também são percebidas de ambos os níveis, o que evidencia a necessidade de
proporcionar um tratamento que gere uma visão atrativa para o visitante.
Ao invés de propor um novo edifício para abrigar os usos atualmente associados às moradias, optou-se por uma solução mais econômica e mais sustentável, mantendo as edificações existentes sem altura sua forma ou aspecto, mas ocultando sua presença sob um jardim elevado, que as cobre visualmente e ao mesmo tempo as protege do sol.
Uma estrutura reticular de placas de metal forma uma padronagem intercalada onde vasos com diferentes profundidades são distribuídos de maneira aleatória, criando uma bela composição quando vistas de frente e de cima. Quando chove, estes que são como vasos de fundos perfurados, filtram a água que cai limpa, graças à sua composição com materiais geotêxteis.
A seleção de diferentes espécies de plantas, em colaboração com os jardineiros responsáveis pela manutenção do complexo industrial foi elaborada respeitando sua habilidade de se adaptar ao ambiente hostil de variações de temperatura, fumaça frequente e partículas sólidas em suspensão. Além disto foram eleitas para o projeto para aproveitar seus diferentes períodos de floração e as sombras das folhas que criam coloridos contrastes cromáticos.
Não foi possível utilizar vegetação nos pilares da estrutura da nova escadaria devido à falta de sol, então criou-se um jardim seco composto de uma série de minerais utilizados por uma das empresas localizadas no entorno.
Arquitetos: Longo + Roldán Arquitectos (Víctor Longo Valdés + Ester Roldán Calvo)
Localização: San Cucao, Llanera, Asturias, España
Data Projeto: 2012
Data Construção: 2013
Cliente: Caleras de San Cucao, S.L.
Empresa construtora: Estructuras Metálicas El Rubio, S.A.
Fotografias: Marcos Morilla